terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Serra do Corvo Branco - Urubici - Santa Catarina - Parque Nacional de São Joaquim










Na região dos canions e das serras do sul (RS-SC) foram criados três Parques Nacionais, Aparados da Serra (1959), de São Joaquim (1961) e Serra Geral (1992), são unidades de conservação em uma região de fantástica beleza e importância impar, inclusive histórica.
A Serra do Corvo Branca, que situa-se dentro do Parque Nacional de São Joaquim, liga os municipios de Urubici no alto da serra ao de Grão Pará. Fica a 1 470 metros de altitute, de onde se vislumbra uma fantástica vista depois de atravessar os paredões de pedra de 90m de altura. Ai inicia-se uma descida de mais de 1 200 m em apenas 5 km parte em estrada de terra. Seu nome deriva do urubu-rei, de plumagem branca com detalhes coloridos que foi erroneamente apelidado de corvo branco que habita esse trecho da serra e que está ameçado de extinção.
Nesta mesma região esta o Morro da Igreja com  1828 m de altitute, ponto culminante do sul do Brasil, onde está instalado o CINDACTA que controla os voos no RS e  SC, e o Morro da Cruz com 1380m de altitude.

Cachoeira do Avencal -Urubici - Santa Catarina - Parque Nacional de São Joaquim









No caminho entre Urubici e São Joaquim encontra-se a Cachoeira do Avencal, numa profunda fenda que procipia uma queda livre com mais de 100 metros.
Neste mesmo caminho encontram-se algumas inscrições ruprestes, infelizmente bastante danificadas.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Paisagens Gráficas - o lado de fora - Horto Florestal - São Paulo



domingo no horto no lado de fora da Exposição Paisagens Gráficas, 
piqueniques em familia, belos caminhos sombreados, lagos com capivaras,
saguis e macacos, surpresas paulistanas.



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Belem, as cores, os cheiros e os segredos da floresta e de seu povo


Dona Coló, mestra dos segredos da floresta, dos cheiros, dos curativos para todos os males do corpo, da alma  e dos amores, em sua barraca do mercado de ver-0-peso em Belém do Pará junto a suas essências, pomadas, garrafadas e elexires.
Exala simpatia, bom humor e conhecimento acumulado ao longo de uma vida de aprendizado da cultura dos povos da floresta.